Total de visualizações da página

terça-feira, 20 de março de 2012

Policial Militar se destaca na mais difícil ultramaratona de 100 KM do Brasil

          O policial e atleta Reinaldo Simplício participou no último dia 10 de 03/2012, da 2ª edição da ULTRA RANNER 100 km DE PRAIA GRANDE- SP. A referida competição foi disputada em uma pista de 400 metros com o tempo limite de 12 horas para os atletas concluírem.
Essa prova de ultramaratona, é considerada uma das mais difíceis do Brasil, pois os atletas além de ter resistência, precisam controlar o ritmo e o tempo, considerado muito rígido para se concluir tal quilometragem. Além disso, o calor e a baixa umidade foram fatores que tornam ainda mais difícil esse desafio. Abaixo, a fotografia do ultramaratonista, que representou a Polícia Militar de Minas Gerais e o Exército Brasileiro ( 21º BPM e 4º GAC), através de um convite feito ao atleta, pelo Coronel EB Peres, comandante do 4º GAC. 
SD. PM Silmplicio durante a prova
O Soldado Simplício correu os 100 km notempo de 11 horas e 45 
minutos, ficando na 17ª posição geral e na 5ª posição na categoria até 34 anos.
 
Para o SD PM Simplício, a distância, apesar de longa, não foi o fator que determinou o alto grau de dificuldade desta corrida. Também não foi o percurso 100% plano, e muito menos o piso impecavelmente emborrachado. A questão, é que a prova acontece em uma pista oficial de atletismo com apenas 400 metros de extensão, ou seja, para completar a prova serão necessárias 250 voltas no mesmo lugar, no tempo limite de 12 horas. E nesta edição, apenas 14 ultramaratonistas conseguiram completar os 100 km nas 12 horas de tempo limite, diz o soldado que já participou de provas de 217 km com 39 horas de duração. Simplício foi um dos poucos atletas que conseguiram completar essa edição da ultramaratona, com um tempo de 11 horas e 45 minutos, se sagrando na 17ª posição geral e na 5ª posição na classificação por categoria ate 34 anos.


Abaixo, uma fotografia do complexo esportivo ( CENTRO DE EXCELÊNCIA EM ATLETISMO DA BAIXADA), situado em Praia Grande São Paulo, onde a largada foi as 08:00h de sábado do doa 10/03/2012.
 
Para nosso ultramaratonista, nessa prova o que está em jogo, muito além da resistência física, é a capacidade mental do atleta para manter-se concentrado até o fim. É comum corredores de longa distância fixarem pontos de referência mentais durante uma corrida – exemplo: “estou num bom ritmo, vou mantê-lo assim até chegar na próxima cidade…“, ou então, “estou com sede, mas faltam poucos quilômetros para receber suporte do meu carro de apoio…“.
Os 100 km de Praia Grande é a prova mais mental de todas as ultramaratonas do Brasil. Estes são apenas alguns exemplos das estratégias mentais utilizadas por um ultramaratonista para manter-se motivado. Já na pista de Praia Grande não há como criar pontos de referência, a corrida é concentrada em um só lugar, correr em círculos deixa as estratégias mentais muito mais limitadas e a dificuldade para manter-se concentrado é muito maior, diz o Soldado que já pensa no próximo desafio de ultramaratona. Além disso, aproveita a oportunidade para agradecer o comandante do 4º GAC, Tenente-Coronel EB Peres, pelo patrocínio oferecido, por valorizar o esporte através do atleta e pelo apoio logístico para a realização desta prova. Segundo o soldado Simplício, foi um belo e generoso presente correr no horário de folga e com tudo patrocinado pelos parceiros do Exército e com toda a logística daquela Instituição. O 4º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA, GRUPO MARQUÊS DE BARBACENA, foi durante 7 anos a casa do soldado Simplício onde teve o prazer de servir como 3º sargento temporário de comunicações.
Sargento EB. Vieira, SD. PM Simplício, Sargento EB. Vanderson, Sargento EB. Otávio e Cabo EB. Flávio







Nenhum comentário:

Postar um comentário